terça-feira, 12 de julho de 2016

Hoje faz 65 anos da morte de Dix-sept Rosado em acidente aéreo

     Governador nascido em Mossoró tinha pouco mais de 40 anos; estava no Governo há poucos meses
     Hoje, 12 de julho de 2016, faz 65 anos anos da morte do então governador Jerônimo Dix-sept Rosado Maia. Estima-se que acidente aéreo que o vitimou ocorreu por volta de 9h de 12 de julho de 1951 (uma quinta-feira).

Dix-sept: tragédia (Foto: reprodução)
     Dix-sept era passageiro de um avião Douglas C-47, Skytrain, Prefixo PP-LPG, de origem norte-americana (ano de fabricação: 1944), da companhia Linhas Aéreas Paulistas (LAP). Viajava com destino ao Rio de Janeiro (Capital Federal) de forma oficial.
     O governador tinha como objetivo tratar de pauta relativa à estiagem no estado, como previamente adiantado com o Governo do presidente Getúlio Vargas.
     A aeronave saíra de Natal com 33 ocupantes, sendo 28 passageiros e cinco tripulantes. Já fizera escalas em Recife-PE e Maceió-AL. Passaria ainda por Salvador-BA, além do Rio de Janeiro, até o Aeroporto de Congonhas (SP), o seu destino final na rota.
Chuva e mortes
     Numa operação de aproximação para pouso no Aeroporto de Aracaúj-SE, acabou explodindo sem que ninguém escapasse do acidente. Destroços ficaram espalhados no Rio do Sal e cercanias, distante cerca de 3 quilômetros da pista em que deveria aterrissar.
     Uma versão narra o seguinte: Dix-Sept Rosado e sua comitiva haviam decolado do Aeroporto de Parnamirim às 4h15min da manhã, do dia 12 de julho de 1951. Após escalas em Recife e Maceió, o avião aproximou-se de Aracaju.

Avião Douglas C-47 igual ao do acidente (Foto: reprodução)
     Chovia fortemente na capital sergipana no momento do procedimento de pouso, executado pelo piloto Áureo Miranda. Devido as condições delicadas do tempo, ele optou por efetuar manobra guiada por instrumentos e NDB (equipamento que emite sinais de radiofrequência).
     Uma das asas da aeronave atingiu uma árvore e o fim trágico foi inevitável. Morreram 28 ocupantes, Não houve sobrevivente.
     O governante tinha pouco mais de 40 anos de vida quando faleceu.
Política
     Dix-Sept Rosado nasceu no dia 25 de março de 1911, em Mossoró. Vida política começou com sua eleição a prefeito (21 de março de 1948) de sua cidade, com quase 37 anos. Em seguida, eleição ao Governo do Estado.
     Dix-sept Rosado renunciou à Prefeitura para qual tinha sido eleito pela União Democrática Nacional (UDN), no dia 1º de julho de 1950. Seu vice Jorge de Albuquerque Pinto foi empossado.
     Ficou no cargo de governador entre 31 de janeiro de 1951 e 12 de julho de 1951. Foram apenas cinco meses e 12 (doze) dias no governo.
     Fora eleito governador em 3 de outubro de 1950 (seu vice era Sylvio Pedroza, ex-prefeito do Natal) por uma coligação denominada de “Aliança Democrática”, que reunia quatro partidos: Partido Republicano (PR), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido Social Progressista (PSP) e Partido Social Democrático (PSD). Foi chapa de oposição ao governador José Varela da UDN, que investiu na postulação do primo Manoel Varela (UDN) à sua sucessão.

Jornal do Brasil destacou tragédia (Foto: reprodução)
Perdas
     No acidente do Rio do Sal, o governador tinha em sua comitiva, também vítimas do acidente aéreo, os auxiliares José Gonçalves de Medeiros, Diretor do Departamento de Imprensa; o agrônomo Felipe Pegado Cortez, Diretor do Departamento de agricultura e José Borges de Oliveira, Diretor do Departamento de Assistência aos Municípios.
     Também faleceram outros passageiros radicados em Natal, que estavam no mesmo voo: Jacob Wolfson, Agenor Coelho, Sandoval de Oliveira e Pedro dos Santos.
     A Linhas Aéreas Paulistas com o acidente foi precipitada à falência.
     Já perdera cinco aeronaves, se contabilizando o avião sinistrado em Aracaju.
Fonte: Blog Carlos Santos